Perfil - Antonio Carlos Figueira

Antonio Carlos Figueira

Antonio Carlos Figueira nasceu no Recife, em Pernambuco, no dia 19 de outubro de 1960. Casado e pai de duas filhas, é filho do professor Fernando Figueira, fundador do Imip.

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e se especializou em Saúde Materno Infantil no Centro Latino Americano de Perinatologia, da Organização Pan Americana de Saúde, no Uruguai. Acumula ainda especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro (RJ), e é Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Londres, do Reino Unido. Faz doutorado em bioética pela Universidade do Porto, de Portugal.

Em 1986, Figueira assumiu a Assessoria Especial do Governador do Estado de Pernambuco, além do cargo de Médico Pediatra do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip) e da Secretaria de Saúde do Recife. É médico concursado da Prefeitura do Recife e já exerceu a função de secretário-adjunto de saúde no segundo governo de Miguel Arraes. Na área de Educação, ocupou a presidência da Fundação Martiniano Fernandes e da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Antonio Carlos Figueira assumiu o cargo na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, em 2 de janeiro de 2011, trazendo na bagagem uma gestão de sucesso no Imip, iniciada em 2005. Como gestor da instituição filantrópica, restaurou o prédio do antigo hospital Pedro II, implantou a Faculdade Pernambucana de Saúde e inaugurou o ambulatório central do Imip, além de ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias para os usuários do SUS. Como secretário de Saúde, de janeiro de 2011 a abril de 2014, Figueira atuou na implantação de um novo modelo de gestão na pasta, além de inaugurar uma rede de UPAs,  UPAs Especializades e hospitais.

Antes de assumir a Casa Civil, Figueira coordenou, em 2014, a campanha vitoriosa de Paulo Camâra ao Governo de Pernambuco.